3. Orientações para o jejum
Defina um tipo de jejum: Há muitos tipos de jejuns. Defina um que seja mais apropriado para você:
Jejum com uma refeição por dia, apenas o jantar ou o almoço;
Jejum de Daniel, com abstenção de todo tipo de carne, doces, refrigerantes, açúcar, adoçante ou qualquer tipo de manjar;
Jejum de dieta líquida, consumindo apenas sopas, sucos e água;
Jejum completo de 24 horas apenas com água, por um período máximo de três dias e depois voltando para um dos tipos de jejum acima.
O JEJUM QUE RECOMENDAMOS:
Para este período de 21 dias de oração e jejum recomendamos que todos façam o jejum de Daniel, observando as seguintes orientações:
Considerar o exemplo do profeta Daniel, Dn 10.2-3, que escreveu: Naquela ocasião, eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.
Nesta jornada vamos nos abster de todo tipo de carne (boi, aves, peixes), doces, açúcar, refrigerantes, café e qualquer tipo de comida especial que consideremos um manjar, uma delícia de que gostemos muito.
Vamos cortar restaurantes, lanchonetes, sanduíches e salgadinhos na rua. Tomaremos refeições simples, com saladas, legumes, cereais, arroz, feijão, batata, ou seja, alimentarmos sem a busca do prazer e do requinte, para um tempo de deleite somente na presença de Deus.
Vamos tomar bastante água, pelo menos dois litros por dia.
Vamos cortar a TV durante os 21 dias de jejum, bem como teatros e shows.