Manifestando aparência exterior
Seria este o jejum que escolhi...
O texto de Isaías 58 mostra que ao jejuar, o povo afligia a sua alma e andava de cabeça inclinada, vestido de pano de saco e cinza. Entretanto, sua motivação era totalmente errada. Você viu que a maior crítica que Jesus fez aos religiosos foi a vida de aparência. Os religiosos diziam o que fazer, mas eles mesmos não faziam.
Compare com o jejum que houve em Nínive. A cidade iria ser destruída. Com a pregação de Jonas, os ninivitas proclamaram um jejum e se vestiram de panos de saco, do mesmo modo que o povo de Israel, Jn 3.16. Contudo, o resultado foi totalmente diferente. No evento em Israel, Isaías 58, Deus considerou aquilo uma transgressão; no de Nínive, o coração de Deus foi tocado e a sua misericórdia foi manifestada. Em Nínive houve arrependimento; em Israel, contendas e rixas.
Deus conhece o seu coração; Ele quer transparência. Não seja camuflado; seja transparente. Foi por isso que Davi pediu ao Senhor para sondar o coração e os pensamentos dele e verificar se havia algum caminho mau, Sl 139.23-24. Ele tinha um coração quebrantado e ansiava por estar totalmente desnudo diante de Deus.
Consagre este momento ao Senhor. Peça a ele para sondar o seu coração. Peça a ele para dar-lhe um coração quebrantado. Receba esta palavra: Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás, Sl 51.17.